terça-feira, 14 de novembro de 2017

10 CIDADES PLANEJADAS VISTAS DE CIMA

A maioria das cidades planejadas, provavelmente, não são projetadas com a visão do espaço em mente, mas algumas delas criam incríveis padrões sobre a paisagem que só podem ser verdadeiramente apreciados do espaço, como podemos visualizar na imagem abaixo, de Canberra.

Canberra, Austrália.
Boa parte delas são construídas a partir do zero e nascem de muitas inspirações diferentes. Além disso, são projetadas com alguns objetivos essênciais em mente: otimizar o fluxo de tráfego, maximizar o acesso a espaços verdes e manter tudo no seu devido lugar. Algumas são um compromisso entre duas cidades que estão competindo para ser a capital de seu país – e por isso construídas em um território neutro e em espaços supostamente subdesenvolvidos –, algumas são construídas para manter operários perto de seus locais de trabalho e outras têm a intenção de ser uma espécie de utopia conjugando jardins públicos, passeios, ruas e rodovias em harmonia, a fim de curar a “doença urbana” desenfreada das grandes metrópoles.

Essas vilas, cidades e comunidades podem ser encontradas em todo o mundo. A capital do Brasil – concebida num plano urbanístico conhecido como “Plano Piloto” – com suas formas, funcionalidades e contexto histórico particulares, é um ótimo exemplo desses centros urbanos que não são meros frutos do acaso.

Brasília, Brasil.
Veja abaixo uma série de imagens que nos apresenta as mais impressionantes vistas de cidades planejadas ao redor do mundo sob uma perspectiva espacial.

El Salvador, Chile.
Adelaide, Austrália.
Jaipur, Índia.
La Plata, Argentina.
Washington D.C., EUA.
New Haven, EUA.
Palmanova, Itália.
Belo Horizonte, Brasil.
Localize no mapa as 10 cidades apresentadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...